Curiosidades sobre o buque

11/10/2015 23:09

O buquê das noivas romanas tinha ervas aromáticas, para espantar maus espíritos. Depois, as ervas foram trocadas por flores, símbolo de fertilidade. A noiva passou a jogar o buquê às convidadas a partir do século 14, na França. Esse hábito substituiu outro:  antes, elas pegavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte. 

Bouquet é uma palavra de origem francesa, que traduzida para o português virou buquê. Fazia parte da tradição francesa a noiva caminhar pela vila em direção a igreja que ia se casar. Nesse percurso as pessoas iam dando flores para essa jovem ao longo do caminho, como um gesto que tinha com intenção levar sorte para essa noiva em sua nova vida. Depois de passar pela vila que morava a noiva estava com um belo buquê de flores nas mãos e assim ela entrava na igreja com as flores em mãos.

Hoje o buquê é considerado uma peça essencial para completar o look da noiva. Os modelos são diversos e usa-se muito fazer mistura de flores e cores. Até mesmo, está surgindo como tendência o uso de buquês de botões, pedras, pérolas, tecido.